Rebentos 2025 – Sessão 3 | 15 Novembro

Casa da Juventude da Tapada das Mercês
15 novembro | 18h
Para desconstruir a ideia de monstro há que ver, cheirar e olhar o monstro. Só aí se pode perguntar quem ele é, porque se esconde, porque incomoda. Nesta sessão atrevemo-nos a invocá-lo e refletir o que faz a sua imagem e porque ocupa o nosso pensamento.
Monster*
Asier Elgars
2024 | Espanha | 4’
Através dos versos de Susy Shock, Asier mergulha no videopoema como ferramenta de exploração e autodescoberta, numa tentativa de compreender e abraçar a sua identidade trans num ambiente que o desafia. Encontra representação através do estudo etimológico de duas palavras: “identidade” e “Monstro”.
Orchid in a Frenzy
Elisa Andrade Fonseca
2024 | França | 4’
Paris, 1889. Uma jovem mulher sofre de uma doença neurológica e é internada no hospital da Salpêtrière. Descobriu a dança durante o famoso Baile das Loucas, que se realiza uma vez por ano no estabelecimento, e encontrou nesta arte uma forma diferente de se curar.

Fur Change
Lioba Schmidt
2024 | Alemanha | 24’
A sensação corporal de uma jovem mulher começa a vacilar após um encontro íntimo. Um rato no seu apartamento provoca ainda mais confusões, até que a ajuda a redescobrir a sua corporeidade e os seus pelos corporais.
Finimondo
João Sanchez
2023 | Portugal | 9’
A Fata Morgana é uma miragem marítima que deforma e faz flutuar faróis, ilhas e criaturas distantes. Antigos marinheiros viam nela presságios do fim — uma bela e inquietante ilusão, onde a realidade fraqueja, suspensa num Finimondo iminente, à beira do desaparecimento.
O Abafador
Silvana Torricella
2023 | Portugal | 13’
Vicente é abafador, viaja de terra em terra com a missão de ajudar quem sofre à espera da morte. Cansado de viver como um criminoso, faz um último “abafamento”, mas é surpreendido por uma mulher. Olívia tenta contratar Vicente para acabar com o sofrimento do pai, mas ele recusa. Desesperada, ameaça denunciá-lo.
My Body Covered in a Handful of Earth
Maria Plucińska
2024 | Polónia | 19’
Algumas freiras tentam estabelecer um diálogo com um micróbio que habita o corpo humano. Elas escutam a voz que vem da barriga de uma mulher morta, analisando o solo e os lugares que visitam. Esta voz convida-nos a confrontar a decomposição — um processo cheio de mudanças, trabalho e vida.
