AMÁLGAMA’24

30 Junho 2024, 14h – 21h  | Mercado da Serra das Minas

A Feira Amálgama surge como plataforma para artistas, autores e artesãos emergentes apresentarem o seu trabalho, ao mesmo tempo que se cria um espaço de partilha entre público e artistas.

A segunda edição da Amálgama aconteceu no dia 30 de Junho de 2024, no Mercado da Serra das Minhas em Rio de Mouro e contou com a participação de 23 artistas, um workshop de costura realizado pela Cooperativa Bandim e um Dj Set de 90’s Kid.

Os artistas que estiveram presentes na Feira Amálgama foram:

Sou artista visual com interesse especial na área do desenho.
O desenho de observação é o que mais tenho feito nestes últimos meses, assim como perceber de que maneira estes desenhos podem resultar em pequenas publicações. Por outro lado tenho também um gosto pela exploração visual, marcado pelo jogo entre um registo rigoroso e outro orgânico.

@felixaires

dri AKA Adriana Santos, 24 anos, Artista Visual e Plástica. Desenvolve um trabalho multidisciplinar, que vai desde o desenho a colagens, integrando ainda a exploração com diversos materiais como: madeira, resina e linóleo. Traz consigo a essência do bairro, que a viu nascer e tornar-se pessoa. A sua arte têm raízes profundas, inspiradas pela sua comunidade.

@dri____zz

Somos um coletivo agregador, um movimento que representa a cultura urbana. Inseridos numa comunidade, valorizamos as múltiplas culturas e expressamo-nos através da arte. O bairro inspira-nos e nós somos a sua manifestação. Todos os bairros são diferentes, mas todos eles são sinónimo de união.

@umazonacomoatua

SENHOR aka Tomás Richter, (1996) é um artista visual português reconhecido pela versatilidade na arte urbana, ilustração, animação, design gráfico e cenografia. Cofundador do XIX art collective em 2020. SENHOR inspira-se na natureza, na cultura underground e no universo dos comics, combinando criatividade vibrante com uma abordagem metódica.

@o.senhor

Sou uma artista a viver e trabalhar em Lisboa, Portugal, a partir do Little Pond Studios.
Crio livros ilustrados para crianças e adultos, bem como muitas pinturas em técnica mista com foco no feminismo.
Como mãe de três filhos, encontro inspiração na minha própria experiência, incorporando aspetos da maternidade e da família no meu trabalho de formas profundas e significativas.

@to_nassan

A Mosca Estúdio nasceu a 7 de Abril de 2023 pelas mãos de Beatriz Burpli e Leigotrip. Com um ano de existência juntou-se o Diogo Baleia. Estamos sediados em Benfica dentro da Associação Cultural Com Calma. Somos um espaço de produção artística multidisciplinar focades, essencialmente na tatuagem e na serigrafia. Produzimos edições em serigrafia, tanto em papel como têxtil, pessoais de cada um de nós, da mosca e colaborações com artistas. Damos workshops e formações em serigrafia.

@mosca_estudio

Brincos leves e coloridos, feitos em polymer clay. São feitos em vários tamanhos, para usar a abusar na correria do dia-a-dia.

@brincosmariapapoila

Filipa Alfama nasceu em Lisboa, em 1996. É artista plástica e expressa-se através da instalação, fotografia, vídeo e desenho. Estudou Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e, desde então, participa regularmente em exposições e residências em todo o país. O seu trabalho tem como principal tema a relação entre humano, ecossistema e espiritualidade. Tem-se focado na instalação e usa a sombra como um dos principais elementos do seu trabalho, explorando a relação da sombra com o corpo, o espaço e a cultura humana desde os seus primórdios.

@filipalfama

Nómada Notebooks, um projeto de artes plásticas materializado em encadernação no formato de cadernos feitos artesanalmente. É um arquivo de saberes, memórias, imagens e registros que trazem para o nosso presente ferramentas necessárias de reconexão com nossa ancestralidade.

@nomadanotebooks

O S/ Título é um jornal independente dedicado à divulgação de arte e cultura, tendo como principal objetivo a agilização do contacto entre espaços e artistas, enriquecendo a comunicação dentro desses meios. Tem o propósito de divulgar e, acima de tudo, encorajar o diálogo informal, onde a arte nasce pela arte e a cultura pela cultura. Não tendo como base um tema central que una ou separe a obra de variados artistas por núcleos específicos, o S/ Título faz uma apropriação da estrutura base de um típico jornal generalista criando uma interlocução entre o que é distinto e que a priori se transparece impossível de relacionar, agrupando assim artistas dos mais diversos meios, tais como artes plásticas, escultura, pintura, música, ilustração, entre outros. O propósito deste projeto, assim como o dos seus elementos, é o de disseminar a arte e a cultura, atingindo um público fora do seu meio através da acessibilidade daquilo que pressupõe um jornal; pessoas que não artistas e, por sua vez, desligadas da cultura, podem assim aceder à mesma, fustigando o seu interesse. À parte da publicação física, o S/ Título faz-se também acompanhar de variados outros eventos como exposições, concertos e entre outros, a cada novo lançamento seu, que englobam os artistas presentes na edição em questão.

@jornalstitulo

O colectivo Unidigrazz surgiu em 2018, cujos membros incluem, Tristany, Onun Trigueiros, Diogo “Gazella” Carvalho, Sepher AWK e Rappepa BeDju Tempu. Criado na Linha de Sintra. No último par de anos, uma série de artistas multidisciplinares da zona de Mem Martins – fotógrafos, ilustradores, realizadores, grafíti writers – deram o mote a um coletivo cultural urbano que promove práticas artísticas de artistas emergentes do concelho de Sintra, possibilitando a criação de um movimento identitário e representativo, fomentando a mudança social: na formação cultural e social, na promoção de eventos culturais, de intercâmbios nacionais e internacionais para projeção da cultura urbana emergente.

@unidigrazz

Duarte Ferreira e dualgo são duas faces de uma mesma pessoa, uma com formação em jornalismo, a outra que ganha forma através do desenho. Desde a criação de imagens para acompanhar crónicas até vídeos de stop motion, dualgo tem-se regido por uma regra estrita de explorar terreno. Nessas deambulações ilustra o livro ‘A Vida de Ivan Ilitch’, escrito por Nuno Viegas, e juntos dão origem à editora Pop-Chula. Lado a lado com FMR (Francisco Mouta Rúbio), acompanha as suas crónicas primeiro no jornal Artéria, do Público, depois no substack Venham Mais Cinco, e na Mensagem de Lisboa.
Por outros caminhos mais longe da escrita, com dri (Adriana Santos) explora a tridimensionalidade em algumas instalações no espaço, em âmbito de festivais, cruzando o quotidiano com aquilo que escapa no dia a dia. Entre o trabalho plástico e o trabalho no papel, mergulha teatro adentro como ator-ilustrador, tanto em formato digital (‘Preferia Não O Fazer’, de Pedro Russo) como primitivo (‘Chovem Perguntas’, de Carolina Parreira), entre tablet, canetas, sprays e pincéis; sujando as mãos como o amor deve ser, verdadeiro.

@du.algo

Emma is a designer from Cambridge living in Lisbon, Portugal. After graduating in Architecture she entered the digital and graphic design world.

Ilustradora de origem argentina, licenciada em Belas-Artes pela Universidade de Salamanca, foi durante a sua estadia em Atenas que se deixou encantar pelo mundo da ilustração. Desde então, tem desenhado personagens cheias de esperança, sensíveis e atentas ao seu ambiente natural. Como adora cores planas e luminosas combinadas com linhas curvas e marcantes, a serigrafia tornou-se rapidamente a sua técnica de impressão preferida.

A viver em Lisboa há quase uma década, teve o prazer de criar ilustrações para revistas como Monocle, The Forecast, Freundin e ¡La Leche!. O seu trabalho foi selecionado para o catálogo Iberoamérica Ilustra 2016, Ilustríssima 2016/17 e Bienal de Ilustração de Guimarães 2019. Tornar-se mãe influenciou profundamente o seu trabalho nos últimos anos, que utiliza para expressar a sua admiração pelo imaginário infantil.

@ileanarovetta
Od paula
vestuário
Mariana Espadaneira – cerâmica @mariana.espadaneira
MYarnOldSoul – artesanato @myarnoldsoul
Plant Boy – Print e zines
@plant__boy
Aracnida – vestuário @aracnida.cl
Luz – fotografia @lucecarlottabonandini
Pirata Tattoo Parlour – Ilustração @pirata.tattooparlour
Sara Tanganho – ilustração @papaformigaz
DJ Set
19h – 21h
90s KID

Ficha técnica e artística: 

  • Atuação: 90’s Kid
  • Artistas em exposição: Aracnida, Beatriz Machado, Brincos da Maria Papoila, Emma Make, Dri, Dualgo, Félix Aires, Filipa Alfama, Ileana Rovetta, Jornal S/ Título, Luz, Mariana Espadaneira, Mosca, MYarnOldSoul, Nomada Notebooks, Od Paula, Plant Boy, Pirata Tattoo Parlour, Sara Tanganho, Senhor, To Nassam, UZCAT e Unidigrazz
  • Workshop: Cooperativa Bandim
  • Programação: Ivânia Pessoa
  • Produção: Ivânia Pessoa, Mariana Gavela, Rita Teixeira
  • Direção técnica: Rodrigo Domingos
  • Técnico de Som: Ricardo Rijo
  • Comunicação: Giulia Dal Piaz e Joana Enes
  • Design: Mariana Correia
  • Cobertura fotográfica: Hugo Barros
  • Promotor: Claraboia
  • Parceiros: SDM+ Ação
  • Apoio: Câmara Municipal de Sintra e Junta de Freguesia de Rio de Mouro